Como cuidar do meu filhote?
guia para cachorro

Como cuidar do meu filhote?

4 min de leitura

Antes de mais nada, é importante entender que não é recomendável retirar um filhote de sua mãe e irmãos antes dos 60 dias de vida. Eles precisam desse tempo para aprender a conviver adequadamente entre os demais cães, criar vínculos e ter os primeiros ensinamentos pela sua própria mãe.

Agora sim, caso você pegue um filhote da ninhada após esse período é certo que ele terá um tempo de adaptação na sua casa.

Essa é uma fase onde sua atenção deve ser redobrada e direcionada para o mini querido.

Cachorros filhotes na floresta
Fonte: Andrew Kota

Eu preciso levar meu cachorro com quantos meses ao veterinário?

A primeira ida ao veterinário deve ser feita assim que seu filhote chegar aos seus braços, é importante para que o profissional realize os primeiros exames e aplique as primeiras vacinas, bem como planeje o calendário vacinal.

Caso você siga todo o protocolo, é provável que seu filhote já possa passear na rua após a aplicação da terceira dose das vacinas.

Não se esqueça que seu filhote deve utilizar guia e coleira, jamais saia com seu animal de estimação em área urbana sem o equipamento correto. E é importante adaptá-lo para usar em casa antes de sair passeando por aí.

Cachorro filhote sorrindo
Fonte: Helena Lopes

Quanto tempo vai demorar para a adaptação do meu peludo?

Vai depender da rotina e do vínculo que você criar com ele. Faça adaptações e socializações com seu filhote, ensine comandos básicos, tire um tempo para brincar com ele e gastar sua energia acumulada… se tem uma coisa que filhote tem de sobra, é energia.

Tenha amor, dedicação e paciência. Lembre-se que essa fase passa muito rápido e apesar de filhotes serem travessos e curiosos eles estão aprendendo sobre o novo ambiente e como se comportar.

Cachorro filhote deitado com bolinha

Fonte: Tanya Gorelova

Além disso, esse período de travessuras é super importante para o desenvolvimento do seu cachorro, em hipótese alguma seja agressivo ou faça punições severas com seu filhote pois tudo o que você ensina e mostra para ele enquanto pequeno, irá refletir na sua personalidade quando adulto.

Caso você tenha mais animais de estimação em casa, leia isso.


Se esse não é o seu primeiro cachorro e você já tem outros animais em casa, não se esqueça de dar atenção necessária aos demais aumigos para que eles não fiquem com ciúmes e até mesmo rejeitem o novo morador.

É importante que você tente manter a rotina como normalmente já faz, com passeios, brincadeiras e o mais importante, realize a introdução entre o filhote e os demais animais gradualmente e com supervisão.

Se você tiver dúvidas em como os outros animais da casa irão se comportar com o novo filhote, utilize coleira e guia para manter ainda mais a segurança entre os peludos.

Entenda que tudo passa, e com amor e dedicação muito em breve todos serão melhores aumigos!

Cachorro filhote no chão
Fonte: Akshay Shende

Se você leu até aqui significa que você se importa com o seu filhote, adicione um acessório Woley no seu carrinho e utilize o cupom "EUSOURESPONSA" para garantir aquele descãotinho que seu patudo merece.
Voltar para o blog

Deixe um comentário